IPANEMA RECEBE O CARNAVAL DAS CULTURAS DO MUNDO

 


A Zona Sul carioca receberá entre os dias 24 e 26 de agosto um grande evento, que vai misturar no mesmo lugar gastronomia, arte e lembranças de vários cantos do planeta. A 13ª edição do “Carnaval das Culturas do Mundo” será realizada na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Com entrada gratuita, o evento faz parte do calendário oficial da Prefeitura do Rio.

Na programação, atrações como varal de poesias, oficinas culturais, encontro de corais, folclore brasileiro, roda de samba, festival de cultura cigana, festival de danças orientais e folclore árabe. Haverá também um grande festival de bandas autorais, que tocarão diversos ritmos, transformando a praça em um grande baile a cada fim de dia de evento.

O momento mais aguardado do Carnaval das Culturas é o Cortejo Multicultural, que acontece no domingo, às 11h, na orla de Ipanema, saindo da Avenida Vieira Souto, na altura da Rua Maria Quitéria.

“O cortejo é uma celebração incrível de cultura, tolerância, alegria. Devemos ser abertos para receber todo o mundo, literalmente. Ainda mais em um momento onde muitos refugiados nos procuram em busca de paz” aponta a organizadora do evento, Lucia Sons.

Os padrinhos do Carnaval das Culturas são o musicólogo Ricardo Cravo Albin e Glória Souza, irmã dos saudosos Betinho e Henfil, e uma das diretoras da “Ação da Cidadania”. O cunho social do evento fica evidenciado na participação de cerca de 50 projetos de comunidades carentes. Mais de 400 jovens e crianças, do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rocinha, Vidigal, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Tavares Bastos, Providência, Complexo do Alemão e Borel se apresentam nos três dias de festa. A repórter do Programa Especial da TV Brasil, Fernanda Honorato, é a Rainha do Carnaval das Culturas desde 2010. Fernanda é portadora de Síndrome de Down.

Cerca de 50 expositores vão oferecer produtos de diversas partes do mundo. Artesanato, moda e gastronomia fazem parte da Feira de Art&Cultura. Consulados da Alemanha, Peru, Bolívia, Paraguai, México, Argentina, Angola, República Dominicana e Uruguai já confirmaram presença com barracas temáticas. ONG’s como a RioAbrace, de combate o câncer de mama;  Harmonicanto, projeto musical para jovens carentes; Comunidade Fashion, que forma jovens modelos nas comunidades; entre outras, vão expor seus trabalhos.

“Esse é um Carnaval diferente, que abraça todas as culturas. O voluntariado se faz presente no palco, com artistas amadores e profissionais, e nos bastidores, por aqueles que ajudam a produzir o evento” ressalta Lucia Sons.


História
O Carnaval das Culturas do Mundo é similar ao Karneval Der Kulturen Der Welt, que acontece há 24 anos em Berlim, na Alemanha. No Brasil, o projeto é organizado pela ONG “Pra Fazer Cultura” (PRAFAC). Diferentemente da Alemanha, onde a proposta se resume em reunir apenas etnias, a versão carioca vai além: exalta a diversidade, proporcionando a convivência harmoniosa entre os mais diversos credos, filosofias e classes sociais.

Programação
Feira de Arte, Cultura & Gastronomia: de sexta a domingo, de 12 ate 22h. Com oficinas de Origami, de turbantes afro e de bailado cigano.

24 de agosto (sexta-feira), a partir das 15h
Flamenco, com o bailarino argentino Javier Barteloot
Baile cigano
Show de POP e MPB com Julia Klein e Banda The Thrio
Bossa nova com cantor e compositor Carlinho Motta
Radio Estrada 55 Discoteca Dance Balance
DJ Peruano
Bailão Multicultural

25 de agosto (sábado), a partir das 14h
Banda de Forró Pé de Serra
Abhay Zukoski, escritor de12 anos com 3 livros publicados, contador de história
Grupo Luzes da Ribalta, do ator Gedivan Albuquerque, Cantigas de Roda
Desfile de modas recicladas com Gloria Souza, da Ação da Cidadania
Encontro de Corais
Roda de Samba de Raiz, com o grupo Jornada de Bambas
Festival de folclore árabe
Cantor e compositor paraibano Nelio Torres
Banda de MPB e rock Recupera Som ( formada por adictos )
Estrada 55 Disco Dance Balance
Bailão Multicultural

26 de agosto (domingo), a partir das 11h
Cortejo na orla de Ipanema até a Praça Nossa Senhora da Paz
GRES Lins Imperial abre o palco às 12h
Festival de Cultura Cigana
Baile Flamenco com o bailarino cubano Miguel Alonso
Festival de Folclore Brasileiro
Carnavalzinho: grupos infanto-juvenis de comunidades apresentam ballet clássico, afro, hip-hop, folclore, street-dance
Bailão Multicultural

Comentários

Postagens mais visitadas